terça-feira, 7 de julho de 2020

Atividades Remotas de História Para os 7º's Anos I, II, III e IV - 14ª Semana - Dom Inácio


ATIVIDADES REMOTAS DE HISTÓRIA PARA OS 7º’S ANOS – SEMANA 01/07 A 07/07 (14ª SEMANA)
·       Ler o texto, copiar e responder as questões em seu caderno de História.
DIVERSIFICANDO LINGUAGENS
v Leia o texto abaixo e, no caderno, responda às questões e faça o que se pede.
“Pouco a pouco, o Estado nacional e territorial, marco do mundo moderno, tornou-se a principal unidade política. Os reis foram as figuras centrais na criação do Estado nacional. Estados dinásticos formaram-se em todos os lugares onde os monarcas conseguiram subjugar os sistemas de poder da aristocracia e da igreja locais. [...] Nos lugares onde os monarcas fracassaram, como Alemanha e Itália, nenhum Estado viável se desenvolveu até o século XIX.
No início do século XVII, os europeus desenvolveram o conceito de Estado: uma entidade política autônoma à qual os súditos devem taxas e obrigações. O pré-requisito essencial do conceito ocidental de Estado, tal como nos primórdios do período moderno, era a ideia de soberania. Dentro de suas fronteiras, o Estado era absoluto; todas as outras instituições, tanto seculares quanto religiosas, tinham de reconhecer sua autoridade. [...] Ampliando seu poder mediante guerras e tributos, o Estado se tornara a unidade básica da autoridade política no Ocidente.
Historicamente, o Estado moderno caracterizou-se pela devoção à nação e por sentimentos de orgulho nacional. Em todo o território, utiliza-se um idioma nacional, e as pessoas têm a sensação de partilhar uma cultura e uma história comuns, que as diferencia dos demais povos. Nos séculos XVI e XVII, o sentimento nacional já mostrava sinais de crescimento, mas somente no século XIX esse atributo do Estado moderno tornou-se um elemento essencial da vida política europeia. No início do período moderno, a devoção geralmente era dedicada a uma cidade ou província, a um nobre ou à pessoa do rei, mais do que à nação, ao conjunto da população. [...]”
PERRY, Marvin. Civilização ocidental: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 250-251.
1.     Quem foram as figuras centrais da formação dos Estados modernos e por quê?
2.     O que significa Estado?
3.     Pode-se afirmar que toda a Europa se dividiu em Estados modernos no início da Idade Moderna? Explique.
4.     Quais são as características do Estado moderno?

Nenhum comentário:

Postar um comentário