quarta-feira, 5 de agosto de 2020

Atividades Remotas de História Para os 7º's Anos I, II, III e IV - 16ª Semana - Dom Inácio


  •   Assista ao vídeo “O Renascimento Cultural e Científico” no link: 




·        Ler o texto abaixo e as páginas 24 a 36 do seu livro didático de História do 7º ano.

RENASCIMENTO CULTURAL
O Renascimento, ou Renascença,  foi o movimento intelectual e artístico que ocorreu entre o século XIV e o XVI na Europa. Representou a nova visão de mundo da sociedade que se formava após o desenvolvimento comercial e urbano iniciado no fim da Idade Média. Foi um período de intensa produção intelectual, artística e científica na Europa ocidental ocorrido durante a transição da Baixa Idade média para o início da Idade Moderna.
Uma nova sociedade começava a se formar, especialmente, em algumas cidades europeias. A grande produção cultural registrada pode ser entendida como expressão dessa transformação social e de uma época em que muitos dedicavam-se à busca de novos conhecimentos e saberes.
O Renascimento não significou um rompimento brusco com a cultura medieval, mas uma perspectiva de reformulação de ideias e modelos. Os artistas e pensadores renascentistas inspiraram-se na Antiguidade Clássica (cultura greco-romana) para entender e retratar seu próprio tempo. Portanto, como o nome do movimento sugere, fez renascer o pensamento, a arte e os ensinamentos dos antigos gregos e romanos, como Aristóteles e Platão.
O conhecimento e a capacidade de pensar por meio da razão (uso do raciocínio e da lógica) passaram  a ser cada vez mais valorizados, dando distinção social a quem se dedicava a essas funções. A mentalidade que via todos os acontecimetnos como vontade divina e aceitava a Igreja como única fonte de verdade cedia lugar a outras ideias, fundamentadas na liberdade para pensar.
Uma nova atitude intelectual, artística e científica foi se formando. Sem romper radicalmente com a cultura dominante, certos artistas, escritores e cientistas passaram a buscar outros caminhos para o entendimento da natureza e do ser humano.
Dois fatores determinaram a difusão do Renascimento. O primeiro foi o costume de comerciantes ricos, princípes e papas financiarem as obras de pintores, escritores, escultores e arquitetos. Era o chamado mecenato. O segundo fator foi a difusão da imprensa de tipos móveis, criada por Johanes Gutenberg, em 1454, que permitiu a produção de livros em série, o que levou a mais acesso à leitura e circulação de ideias.
O Renascimento nasceu na península Itálica e de lá, as ideias e os modelos artísticos migraram para outras regiões da Europa, principalmente devido à invenção de Gutenberg.
O notável desenvolvimento das ciências no Renascimento pode ser comprovado pelos novos conhecimentos  e técnicas. A introdução de métodos de pesquisa científica baseados na observação e em conjunto de regras básicas, em oposição às divagações teóricas da Idade Média, teve grande importância para o avanço científico durante esse período.
Características do Renascimento:
        Humanismo: corrente filosófica que seguia o antropocentrismo, ou seja, considerava o ser humano como o centro das questões.
        Otimismo: os renascentistas tinham uma atitude positiva diante do mundo.
        Naturalismo: busca por uma representação da natureza fiel à realidade.
        Racionalismo: valorização da razão.
        Hedonismo: valorização do prazer, do conforto da alegria e da beleza.
        Antropocentrismo: valorização do ser humano.
Principais artistas e escritores renascentistas: Leonardo da Vinci, Michelangelo Buonarroti, El Greco, Albrecht Dürer, Hans Holbein, Giotto di Bondone, Rafael Sanzio, Dante Alighieri, Nicolau Maquiavel, François Rabelais, Michel de Montaigne, Thomas More, Miguel de Cervantes, Erasmo de Rotterdam, Luís de Camões.
Principais cientistas renascentistas: Nicolau Copérnico, Johann Kepler, Galileu Galilei.
Arte e técnica no Renascimento:
Os artistas do Renascimento introduziram inovações técnicas que marcaram a história da arte. Eis algumas delas:
·        O realismo na representação da figura humana e das paisagens, isto é, o esforço em representá-las exatamente como são. Eles estudavam geometria, anatomia, matemática para que suas obras apresentassem equilíbrio, harmonia e expressividade.
·        O domínio da perspectiva, técnica que permite transmitir a sensação de profundidade em uma superfície plana. Por meio dela, os artistas obtinham efeitos tridimensionais em suas telas e afrescos.
·        A iniciativa de o artista pintar a si próprio (autorretrato). Além de produzir imagens de si próprios, os pintores do Renascimento passaram a assinar suas obras, de modo a deixar sua marca e obter projeção social.
Veja mais sobre o Renascimento em seu livro didático, no Capítulo 2, páginas 24 a 36.

ATIVIDADES

1.     O que foi o Renascimento Cultural? Onde ocorreu e em qual época?
2.     Os artistas e pensadores renascentistas inspiraram-se em quês?
3.     Por que esse movimento foi chamado de Renascimento?
4.     Qual foi a importância da invenção da imprensa para a difusão das ideias renascentistas?
5.     Quem financiava os artistas e estudiosos do Renascimento?
6.     Quais são as principais características do Renascimento?
7.     Assinale a alternativa incorreta.
· São características do Renascimento:
a-(    )valorização do passado greco-romano: a valorização das obras gregas e romanas da Antiguidade.
b-(    )Antropocentrismo – o homem no centro das atenções.
c-(    )Individualismo, ou seja, a valorização da capacidade individual, do talento e da criatividade.
d-(    )Uma visão do tempo segundo a quala o tempo pertence a Deus, por isso é pecado emprstar dinheiro a juros.
8.     Assinale a alternativa incorreta:
a-(    )O homem medieval guiava-se pelo ritmo da natureza, levantava com a luz do sol e parava de trabalhar quando anoitecia.
b-(    )O homem renascentista acreditava que nada podia mudar seu destino e que ele já tinha sido traçado por Deus.
c-(    )Com o crescimento do comércio e das cidades, surgiu a necessidade de calcular, dividir e controlar o tempo.
d-(    )A expressão “tempo é dinheiro” nasceu durante o Renascimento e é muito usada ainda hoje.



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