quarta-feira, 6 de maio de 2020

Atividades Remotas de História Para o 6º Ano - 6ª Semana - Dom Inácio


ATIVIDADES DE HISTÓRIA PARA O 6º ANO – SEMANA 06/05 A 12/05
·     Assistir ao vídeo “O trabalho do arqueólogo”: https://www.youtube.com/watch?v=ISl-WdBbvs4
·      Ler os textos “O que é arqueologia?” e “O sítio arqueológico” e observar as imagens.
·      Copiar e responder as perguntas no caderno. (NÃO É PRECISO COPIAR OS TEXTOS)
LEITURA EM DIA
·      Leia o texto a seguir e responda no caderno às questões propostas.

O que é arqueologia?
       Todo mundo tem alguma noção sobre o que é arqueologia. Afinal, quantos filmes de aventura, livros de suspense e mistério, ou mesmo videogames não tem um arqueólogo como personagem principal? Via de regra, vamos encontrá-lo mergulhado em alguma selva impenetrável, numa busca desenfreada por objetos raros e únicos, produzidos por estranhas civilizações desaparecidas.
       De fato, na vida real, o arqueólogo enfrenta situações inusitadas e tem um cotidiano cheio de surpresas. Porém a visão difundida pela indústria do lazer a respeito desse campo de pesquisa é limitada e ultrapassada, já que em ciência tudo se transforma: as teorias, os métodos e as próprias tecnologias que auxiliam nas descobertas e em suas interpretações.
       A arqueologia pode ser definida como a ciência que estuda o passado humano a partir dos vestígios e restos materiais deixados pelos povos que habitaram a Terra.
       Para realizar seu trabalho, o arqueólogo lança mão de procedimentos. Em campo, procura identificar e escavar sítios arqueológicos, onde documenta estruturas e coleta objetos que pertenceram ao cotidiano de uma determinada sociedade. Em seguida, inicia a fase de estudos e trabalhos sistemáticos em laboratório, onde procura relacionar os objetos coletados ao grupo que os produziu e ao seu modo de vida. Logo, a pesquisa arqueológica exige muito esforço e dedicação em campo, mas não afasta um trabalho intelectual intenso em laboratório.
       As responsabilidades do arqueólogo vêm aumentando a cada dia, já que ele é incumbido de resgatar e conservar a herança cultural humana, lidando com um patrimônio tão frágil e finito quanto os próprios recursos naturais existentes em nosso planeta.
       Ao arqueólogo não cabe apenas investigar as pirâmides do Egito ou os monumentos clássicos gregos e romanos. Ao contrário, a arqueologia está se diversificando cada vez mais e, no Brasil, é possível encontrar pesquisadores em atividade na Mata Atlântica, nas dunas do Nordeste ou em meio à Floresta Amazônica.
       Também ao contrário do que se pensa, a arqueologia não estuda apenas o passado remoto da humanidade, [...]
       A arqueologia atua também junto a sociedades atuais (como grupos indígenas, afrodescendentes ou caiçaras), buscando compreender, através da observação do presente, a maneira como os vestígios materiais podem informar sobre o comportamento e os padrões culturais de sociedades extintas. [...]
       Uma vez que a arqueologia lida com o complexo jogo de dados que constitui a história humana, as equipes de pesquisa contam com especialistas de diferentes áreas: zoólogos, geógrafos e antropólogos físicos, entre outros. Pela mesma razão, o arqueólogo lança mão de procedimentos e análises desenvolvidos em outras áreas de conhecimento, como a Matemática, a Física e a Química.
       Estes são alguns dos elementos que tornam a arqueologia atraente e, portanto, tão adequada, oferecendo ótimos ingredientes para filmes e livros de ficção.
INSTITUTO CULTURAL. O que é arqueologia? Arqueologia Brasileira. Disponível em:<https://www.itaucultural.org.br/projetos/arqueologia/ >. Acesso em; 05 mar. 2019.


O sítio arqueológico
O local onde são feitas as escavações é chamado sítio arqueológico. O trabalho de escavação não é simples e, antes mesmo de começá-lo existem cuidados que devem ser tomados. Para determinar a datação e interpretar o significado dos vestígios, os arqueólogos levam em consideração a camada do solo onde esses vestígios foram encontrados.  Outra forma de se determinar a idade de um achado arqueológico é a datação por Carbono 14.
Veja, a seguir, um esquema que representa um sítio arqueológico e as camadas onde são encontrados os vestígios e outro esquema mostrando como funciona a datação pelo método do Carbono 14.




QUESTÕES SOBRE O TEXTO
1.    O que é arqueologia?
2.    O que é sítio arqueológico?
3.    Qual é a atividade de um arqueólogo?
4.    Qual é a importância do trabalho de um arqueólogo para a construção do conhecimento histórico?
5.    A arqueologia estuda apenas o passado da humanidade? Justifique sua resposta com um trecho do texto.
6.    Como os arqueólogos conseguem saber a idade do que encontram?
7.    Com base no texto, elabore uma legenda explicativa para a foto abaixo:
Para fazer estas atividades assista ao vídeo abaixo que eu gravei: 
Bons estudos e boa semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário