quinta-feira, 30 de abril de 2020

Atividade Remotas de História Para o 6º Ano - 2ª Semana - Dom Inácio


ATIVIDADES DE HISTÓRIA PARAO 6º ANO – SEMANA 07/04 A 14/04
·        Assistir aos vídeos de revisão sobre o tempo e do poema “O Relógio”.
·        Copiar e responder no caderno as atividades abaixo:
ATIVIDADES SOBRE O TEMPO
1.     O que é o tempo da natureza?
2.     O que é o tempo geológico?
3.     O que é o tempo atmosférico?
4.     O que é o tempo cronológico?
5.     O que é o tempo histórico?
6.     Diga o que é e dê um exemplo de eventos de:
a) Curta duração:
b) Média duração:
c) Longa duração:
7.     O que é um calendário? Qual é o calendário adotado na maioria dos países (inclusive no Brasil) atualmente?
8.     O que significam as siglas a.C. e d.C.?
9.     Diga a quais séculos pertencem as datas abaixo:


a)     1500:
b)     1535:
c)     1789:
d)     1990:
e)     525:
f)       2000:
g)     1800:
h)     25:
i)       236:
j)       100:
k)     1 a. C.:
l)       4000 a. C.:
m)   1983:
n)     88:
o)     600:
p)     O ano em que você nasceu:


10.  Siga o exemplo:
·        O século I começou no ano 1 e terminou no ano 100.
a)     O século II começou no ano ___ e terminou o ano ___.
b)     O século III começou no ano 201 e terminou no ano ____.
c)     O século X começou no ano ____ e terminou no ano 1000.
d)     O século ____ começou no ano 1701 e terminou no ano 1800.
e)     O século XX começou no ano ______ e terminou no ano 2000.
f)       Nosso século é o século ____, ele começou no ano _______ e vai terminar no ano ______.
Trocando ideias


O relógio
Passa tempo, tic-tac
Tic-tac, passa hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa tempo tic-tac, passa hora
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac
MORAES, Vinicius de. A arca de Noé.
18 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1987, p. 28-29.



·        Os versos do poema “O relógio”, de Vinícius de Moraes, parecem reproduzir o ritmo semelhante de um relógio. Leia-o e depois responda às questões:
11.    Anote as palavras do poema que expressam a ideia de tempo. Que outras palavras você utiliza para indicar a passagem do tempo?
12.    Além do uso do relógio, como você percebe que o tempo passa?
13.    Além do relógio, que outros objetos o homem utiliza para marcar o tempo?
14.    Responda:
a) Quantos segundos tem um minuto?
b) Quantos minutos tem uma hora?
c) Quantas horas tem um dia?
d) Quantos dias tem um mês?
e) Quantos meses tem um ano?
f) Quantos anos tem um século?
g) Quantos séculos tem um milênio?

Para fazer estas atividades veja o vídeo abaixo e bons estudos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário