sábado, 13 de junho de 2020

Atividades Remotas de História Para o 7º Ano - 11ª Semana - Dom Inácio


ATIVIDADES REMOTAS  DE HISTÓRIA PARA OS 7º ANOS –  SEMANA 10/06 A 16/06 (11ª SEMANA)
·       Assistir ao vídeo Formação dos Reinos de Portugal, Espanha, França e Inglaterra_7º Ano no link: https://youtu.be/7xYxdJ3FVaQ



·       Ler os textos abaixo e as páginas 15 – 19 do livro, copiar e responder as questões no caderno.
·        
A FORMAÇÃO DOS REINOS DE PORTUGAL, ESPANHA, FRANÇA E INGLATERRA
Reinos Ibéricos
A península Ibérica desde a época dos romanos recebeu influência católica, mas no século VIII, boa parte da região foi conquistada por muçulmanos vindos do norte da África.
Muitos cristãos se deslocaram para o norte da península e ali formaram reinos como Leão, Castela, Navarra e Aragão.
A península Ibérica foi ocupada pelos muçulmanos entre os séculos VIII e XV e, neste período, cristãos e muçulmanos viveram épocas de luta e de paz, o que possibilitou trocas culturais entre eles.
Ainda hoje é possível notar as marcas desse intercâmbio nas sociedades portuguesa e espanhola: na alimentação, no modo de vestir, na arquitetura, na música e até em algumas palavras.
Nascem Portugal e Espanha
A formação dos reinos português e espanhol tem relação com a expulsão dos muçulmanos (chamados de mouros) da península pelos cristãos ocorrida a partir do século XI, essas batalhas ficaram conhecidas pelo nome de Reconquista.
Aos poucos, os territórios reconquistados deram origem a reinos como Leão, Castela, Navarra e Aragão.
Como recompensa por sua atuação nas guerras de Reconquista, o nobre Henrique de Borgonha recebeu do rei de Leão e Castela uma porção de terras denominadas Condado Portucalense.
Mais tarde, em 1139, Afonso Henriques, filho de Henrique de Borgonha, rompeu com o reino de Castela e proclamou-se rei das terras recebidas por seu pai. O passo seguinte foi a conquista das terras ao sul: era o início do Reino de Portugal.
Portugal vai ser o primeiro reino a dar início à expansão comercial e marítima, onde dará início a colonização de diversos territórios, inclusive do Brasil.
A Espanha, por sua vez, formou-se a partir do casamento de Fernando, herdeiro do trono de Aragão, com Isabel, irmã do rei de Castela. Em 1492, com a conquista de Granada, o último reduto árabe na península, nasceu o Reino da Espanha.
Após expulsar os muçulmanos de seu território, a monarquia espanhola pôde financiar as viagens de Colombo à América e começar o processo de expansão colonial.
A monarquia na França e na Inglaterra
A formação da moderna monarquia francesa teve início no século XII, quando a dinastia dos Capetos (978-1328) tomou medidas, como o confisco de feudos, para aumentar o poder dos reis. Nos séculos XIII e XIV, a centralização do poder real avançou com a criação de um exército assalariado e a instituição de taxas sobre os bens da Igreja.
O fortalecimento do poder real foi favorecido com o fim da Guerra dos Cem Anos (1337-1453). Isso porque muitos nobres morreram no conflito, enfraquecendo o poder da nobreza. Assim, a burguesia francesa passou a ocupar cargos administrativos e a apoiar o monarca.
No século XVII, a centralização do poder na França atingiu seu ponto máximo com o reinado de Luís XIV (1643-1715). Ele se tornou o símbolo do absolutismo.
A centralização do poder na Inglaterra teve início com Guilherme, o Conquistador, no século XII. Ele confiscou terras da população e criou 5 mil feudos, administrados por vassalos que deviam fidelidade ao rei.
No entanto, durante o reinado de Ricardo I, a autoridade real começou a diminuir. Isso porque ele esteve ausente durante grande parte de seu reinado, lutando na Terceira Cruzada.
O rei João Sem-Terra, irmão e sucessor de Ricardo I, confiscou castelos e terras e entrou em conflito com os nobres. Pressionado pela nobreza, pelo clero e pela burguesia, João Sem-Terra assinou em 1215, a Magna Carta, cujo principal objetivo era limitar os poderes do rei. Com esse documento, pela primeira vez ficou estabelecido que o rei deveria respeitar as leis de uma Constituição. 
No século XV, duas poderosas famílias da nobreza, os Lancaster e os York, disputaram o trono inglês. Esse conflito teve fim quando Henrique Tudor assumiu o trono, em 1485. Ele tinha laços de parentesco com as duas famílias e tornou-se rei com o título de Henrique VII, dando início ao absolutismo inglês.

EXERCÍCIOS DE COMPREENSÃO
(Para responder leia os textos acima e as páginas 15 – 19 do seu livro didático de História)
1.     Como a península ibérica foi reconquistada pelos cristãos?
2.  Onde podemos encontrar influência muçulmana nas culturas portuguesa e espanhola?
3.     Como Henrique de Borgonha recebeu o Condado Portucalense?
4.     Leia na página 16 e responda: Como ocorreu a independência do reino português?
5.     Leia na página 17 e responda: O que foi a Revolução de Avis?
6.     De acordo com o texto acima, como a Espanha se formou?
7.     Qual a relação da Guerra dos Cem Anos com o fortalecimento do poder real? Por quê?
8.     Quando a centralização do poder na França atingiu seu ponto máximo?
9.     Leia no texto acima ou na página 19 do livro e responda: O que era a Magna Carta? Quem a assinou?
10. Quando e quem deu início ao absolutismo inglês?

Nenhum comentário:

Postar um comentário